Para enfrentar os impactos das chuvas nas áreas rurais, o GDF Presente Polo Sudoeste, junto à Administração Regional do Jardim Botânico, iniciou uma força-tarefa de manutenção nas vias não pavimentadas da localidade. Na semana passada, foram aplicadas 30 toneladas de Resíduos da Construção Civil (RCC), doados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), na região do Núcleo Tororó.
O administrador regional, Aderivaldo Cardoso, destacou a importância desse trabalho para proporcionar mais mobilidade e segurança aos residentes. “Essas ações minimizam os efeitos das chuvas, melhoram o escoamento e evitam transtornos para a comunidade. Nosso compromisso é continuar cuidando da região e oferecendo melhor qualidade de vida a todos”, afirmou.
Durante a estiagem, as equipes já haviam realizado manutenções nos núcleos Barreiros I, Barreiros II, Mansões Fazendária, Itaipu, São Gabriel, João Cândido, Mansões Fazendárias, Nova Betânia e Altiplano Leste, utilizando aproximadamente 110 toneladas de RCC. O material doado pelo SLU é reutilizado em obras de recuperação de estradas rurais, pavimentação de vias e melhorias na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), reforçando a política de gestão de resíduos do DF e promovendo sustentabilidade e economia circular.
A Administração Regional informou que há um cronograma de novas manutenções programadas após o período chuvoso e um monitoramento contínuo das áreas para garantir que permaneçam transitáveis. O trabalho envolve a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF), a administração regional e o Polo Sudoeste.
Leandro Cardoso, coordenador do GDF Presente Polo Sudoeste, ressaltou a relevância das ações para regiões com grande escoamento de produção e grandes granjas, como o Engenho das Lajes. “Essas iniciativas também favorecem o transporte público escolar, através do programa Caminho da Escola, que busca minimizar os transtornos durante as chuvas com ações preventivas”, explicou. De acordo com ele, o governo se dedica a melhorias tanto em áreas urbanas quanto rurais, assegurando o direito de ir e vir a toda a população.


