Expectativa de Crescimento de 15% nas Vendas de Natal em Brasília: Panetones, Carnes e Bebidas em Alta

Publicado em:

Com a chegada do Natal, o setor de atacado do Distrito Federal se prepara para um dos períodos mais intensos do ano. O Sindiatacadista-DF estima um crescimento significativo na demanda por produtos típicos da festividade, impulsionado pelo consumo antecipado e pela retomada do planejamento de ceias e confraternizações.

Álvaro Júnior, presidente da entidade, expressa otimismo em relação ao cenário. “As expectativas para este Natal são muito positivas. Desde o início do segundo semestre, notamos um aumento na demanda. O consumidor está voltando a se planejar, o que fortalece o desempenho do setor atacadista”, comenta.

De acordo com um levantamento do Sindiatacadista-DF, os produtos que devem ser mais procurados incluem:

  • Panetones e chocotones
  • Carnes especiais (aves e suínos)
  • Bebidas: espumantes, vinhos, sidras e refrigerantes
  • Acompanhamentos típicos: arroz, farofa, batata, maionese, frango desfiado, frutas secas, nozes, castanhas, biscoito champagne, bacalhau e cestas de Natal

A entidade projeta que, em comparação a 2024, as vendas desses itens podem crescer entre 10% e 15%.

Os panetones e chocotones, por exemplo, devem representar uma parte significativa desse aumento. Rodrigo Mamede, da Sobebe, que distribui marcas como Bauducco, afirma que a movimentação no mercado começou mais cedo este ano. “Nossa expectativa é excelente, com crescimento entre 10% e 15%. O consumidor já começou a buscar nossos produtos em agosto e setembro, e algumas lojas precisaram repor estoques antecipadamente devido à alta nas vendas”, diz.

Ele observa que novas categorias estão se destacando, como panetones com pistache e opções recheadas, resultado de parcerias estratégicas. Contudo, os clássicos continuam sendo os mais vendidos. “Os panetones tradicionais e chocotones são os que mais atraem os consumidores. Produtos que envolvem chocolate, como trufados e recheados, também têm visto um aumento nas vendas. Hoje, é comum que as famílias comprem dois ou três panetones, ao invés de apenas um como antes”, completa.

No setor de bebidas, especialmente vinhos, o movimento também é significativo. Fabrício Borges, da distribuidora Merit, observa que o mercado está ativo, embora enfrente desafios logísticos. “Todos estão comprando e vendendo. As grandes redes não adquiriram grandes volumes de fim de ano, mas aumentaram um pouco as compras, com a expectativa de uma boa virada. Os clientes fiéis tendem a vender o estoque que já possuem”, explica.

Ele alerta, no entanto, sobre o aumento do índice de ruptura, que ocorre quando certos rótulos se esgotam antes da reposição. “Algumas empresas não realizaram compras para este fim de ano, pois precisam vender os estoques antigos antes de iniciar 2026 com uma nova perspectiva, o que pode gerar faltas pontuais em alguns segmentos”, destaca.

Com a antecipação das compras, aumento dos estoques e a recuperação da confiança do consumidor, a diretoria do Sindiatacadista-DF acredita que este será um dos melhores Natais dos últimos anos. “O setor atacadista do DF está pronto para atender à demanda com variedade, competitividade e suprimentos. As projeções indicam um Natal forte, com crescimento superior ao registrado em 2023”, ressalta Álvaro Júnior.

A combinação de tradição, inovação nos produtos e a disposição das famílias em investir nas ceias deve resultar em um fim de ano com resultados positivos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhe

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Premiação do BRB destaca iniciativas de impacto social no Brasil

O BRB revelou os vencedores da 1ª edição do Prêmio de Impacto Social, reconhecendo projetos que promovem transformação social e desenvolvimento sustentável.

Carlos Tabanez se Junta ao Mobiliza e Fortalece Liderança Partidária

Carlos Tabanez oficializa sua entrada no Mobiliza (33) e contribui para a expansão da legenda rumo às eleições de 2026.

Hospital Anchieta lança Linha de Cuidado do Trauma para combater 150 mil mortes anuais no Brasil

Com o lançamento da Linha de Cuidado do Trauma, Hospital Anchieta busca reduzir as 150 mil mortes por trauma anualmente no Brasil, enfatizando a prevenção.

BRB Revela os Vencedores do Prêmio de Impacto Social em Cerimônia Especial

Nesta sexta-feira, o Banco BRB anunciará os vencedores do Prêmio de Impacto Social, reconhecendo iniciativas que promovem mudanças significativas no Brasil.