Na madrugada desta sexta-feira (22), Jair Bolsonaro foi detido em sua residência no Condomínio Solar de Brasília, localizado no Jardim Botânico. Ele estava sob prisão domiciliar quando agentes da Polícia Federal cumpriram um mandado de prisão, assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão em decorrência de acusações de tentativa de golpe de Estado.
A decisão de prisão preventiva tem como objetivo garantir a ordem pública e não o cumprimento da pena. A medida foi tomada devido a um movimento planejado por Eduardo Bolsonaro nas redes sociais, que convocava uma vigília em frente ao condomínio, o que poderia gerar aglomerações e riscos à segurança, conforme determinação judicial da noite anterior.
Após a detenção, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, em Asa Sul, e deverá ser transferido para o sistema prisional da Papuda. Os advogados do ex-presidente estão preparando recursos contra a decisão, alegando que ele possui um quadro clínico delicado, com diversas comorbidades, e que sua transferência para o presídio representaria um risco à sua vida.


