O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou 45 motoristas dirigindo sob efeito de álcool durante o feriado prolongado, que ocorreu de quarta-feira (19) a domingo (23). As operações de fiscalização, realizadas em parceria com a Polícia Militar (PMDF), incluíram blitzes e patrulhamentos em áreas como Águas Claras, Itapoã, Ceilândia e Taguatinga, onde 553 motoristas passaram pelo teste do etilômetro.
Além das autuações por dirigir embriagado, 14 motoristas foram penalizados por não possuírem habilitação, nove estavam com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias e dois tiveram o direito de dirigir suspenso ou cassado. Também foram registradas autuações de seis motociclistas por conduzir veículos com escapamentos adulterados, um motorista com equipamento obrigatório inoperante e 29 por diversas infrações.
As ações de fiscalização do Detran-DF continuarão intensificadas até 4 de janeiro de 2026, com foco no cumprimento da Lei Seca, visando aumentar a segurança nas estradas durante o período de festas de final de ano, quando o consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar. Estão previstas mais de 1,5 mil ações, incluindo blitzes, patrulhamentos e pontos de demonstração em todas as regiões administrativas do DF.


