O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará uma ação de acolhimento e assistência social para pessoas em situação de rua em 12 locais do Plano Piloto, a partir das 9h desta terça-feira (25). A iniciativa, coordenada pela Casa Civil, conta com a colaboração de diversas secretarias, incluindo Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística e Justiça e Cidadania. O Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar também estarão envolvidos.
Durante a ação, serão oferecidos serviços em áreas como saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais de estimação e benefícios como transporte interestadual. As pessoas que não puderem pagar aluguel poderão solicitar um auxílio excepcional de R$ 600, além de vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, e cadastro para unidades habitacionais.
Após o atendimento, a DF Legal fará a remoção das estruturas utilizadas por estas pessoas e transportará seus pertences para um local indicado por elas. Caso isso não seja possível, os objetos pessoais serão levados para um depósito da pasta, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custos.
Durante toda a semana, as equipes das secretarias estão realizando abordagens sociais e atendimentos prévios para mapear as necessidades do público que será atendido.
A seguir, os locais programados para a ação nos dias 25 e 26:
- Setor Comercial Sul
- Proximidades da 5ª DP
- 611 Norte
- Entre o Eixo L e o Eixão, na altura da SQN 213/214
- SQN 314
- SHCGN 716/916, no bambuzal
- CENTRO Pop 903 Sul
- SHS Quadra 2 Bloco B — prédio dos Correios
- CLS 102, esquina da Drogasil
- Eixo Rodoviário Sul, na altura da 107/108
- 503 Sul, próximo ao Big Box
- Buraco do Rato, no Setor Comercial Sul (SCS)


