A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na última terça-feira (25), a indicação de Nelson Antônio de Souza para o cargo de diretor-presidente do Banco de Brasília (BRB). A proposta recebeu 16 votos a favor e foi apresentada pelo governador Ibaneis Rocha, após uma sabatina conduzida pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF).
Durante a sabatina, Nelson expressou sua determinação ao afirmar que encara a nova função “com extrema responsabilidade, força de vontade e total serenidade”. Natural de São Paulo e residente do DF desde 2003, ele possui formação em Letras e Psicologia, além de um MBA em administração, marketing e consultoria empresarial. Com 45 anos de experiência no setor financeiro, já ocupou a presidência do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal, e atualmente é vice-presidente de negócios da Elo.
No decorrer da sabatina, que durou quase três horas, Nelson respondeu a diversas perguntas dos deputados, garantindo que, se nomeado, manterá uma postura transparente nas ações do banco, com relatórios de prestação de contas semestrais ou sempre que necessário. Ele se comprometeu a alinhar suas ações com órgãos de controle e a seguir as normas de risco. Além disso, prometeu retornar à Câmara quando tiver acesso às auditorias relacionadas ao Banco Master, visando propor ajustes sempre que necessário.
Sobre possíveis interferências políticas, Nelson afirmou que atuará “sempre dentro da legalidade” e destacou que, sendo o BRB uma instituição pública, deve garantir total transparência em suas operações. Ele enfatizou que a separação entre a esfera técnica e a política será um princípio fundamental em sua gestão.
Na reunião da CEOF, participaram os deputados Eduardo Pedrosa (União), Jorge Vianna (PSD), Joaquim Roriz Neto (PL), Jaqueline Silva (MDB) e Paula Belmonte (Cidadania).


