O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (1º), uma Medida Provisória que estabelece um reajuste salarial para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, além das forças dos antigos Territórios Federais e do extinto Distrito Federal. O aumento será aplicado em duas etapas: a primeira parcela ocorrerá em dezembro de 2025 e a segunda em janeiro de 2026, com percentuais que variam de acordo com a classe e o cargo.
Para a Polícia Militar e os Bombeiros do DF, o reajuste ficará entre 19,6% e 28,4% no período de 2025 a 2026. Já os policiais e bombeiros dos ex-territórios receberão um aumento de 24,32%, dividido em duas partes, sendo 11,5% em dezembro de 2025 e 11,5% em janeiro de 2026.
A Polícia Civil do DF terá reajustes que variam de 27,27% para a categoria especial a 24,43% para a terceira categoria, sendo também dividido em duas parcelas. Além disso, o auxílio-moradia das categorias será atualizado em dois momentos, com um aumento de 11,5% em cada um dos meses mencionados.
Os antigos Territórios Federais do Brasil incluem Amapá, Rondônia e Roraima. Após a transformação dessas regiões em estados, os servidores civis e militares que atuavam nelas foram integrados ao quadro da União, precisando de um processo de regularização em relação aos seus direitos trabalhistas.


