A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta terça-feira (2), um total de 9.465 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), voltadas para gestantes. A distribuição das vacinas ocorrerá em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do DF, com a vacinação começando nesta quarta-feira (3).
O imunizante será administrado em gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem limitações quanto à idade da mãe, em um esquema de dose única por gestação. Esta estratégia tem como objetivo prevenir a bronquiolite em recém-nascidos, proporcionando a transferência de anticorpos da mãe para o bebê.
“A introdução da vacina materna contra o vírus sincicial respiratório é uma importante iniciativa para a prevenção da bronquiolite nos bebês, através da transferência de anticorpos via placenta”, destaca Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF.
As vacinas foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, que comprou 1,8 milhão de doses do imunizante. O primeiro lote, contendo 673 mil doses, está sendo distribuído por todo o país, com a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo.
Além da vacinação para gestantes, a SES-DF também mantém a imunização de recém-nascidos com o anticorpo monoclonal Nirsevimabe, cuja aplicação está prevista para fevereiro, período em que ocorre o maior número de doenças respiratórias em bebês, reforçando assim a proteção da população infantil contra o vírus.


