A comunidade de Arniqueira, no Distrito Federal, está prestes a receber sua primeira Unidade Básica de Saúde (UBS), com um investimento total de R$ 12 milhões. O Governo do Distrito Federal confirmou que a construção da UBS Tipo II, que oferecerá um atendimento mais abrangente, terá início em breve. Os recursos para a obra são provenientes da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).
A estrutura será construída pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e terá como finalidade atender não apenas a população de Arniqueira, mas também as áreas vizinhas, como Areal, ADE e os condomínios do SHA. A administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, ressaltou a relevância dessa conquista, afirmando que “essa Unidade Básica de Saúde será um espaço de acolhimento para todos, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida das famílias de Arniqueira”.
A UBS será uma unidade de porte médio, projetada para abrigar duas ou mais equipes de Saúde da Família, além de profissionais de enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia e assistência social. Este modelo está alinhado com a necessidade crescente de atendimento na região.
Com uma área total de 1,4 mil m², a UBS será construída em parte do terreno onde funcionava a antiga Administração Regional de Arniqueira. Essa escolha de localização foi estratégica, visando facilitar o acesso dos moradores. Os detalhes da construção já foram divulgados no Diário Oficial do Distrito Federal, e o próximo passo será a licitação para selecionar a empresa que ficará responsável pela obra, prevista para começar no primeiro semestre de 2026, com um prazo de conclusão de 24 meses.
Além de oferecer serviços básicos de saúde, a UBS será um local essencial para ações preventivas, vacinação, acompanhamento de gestantes e diversas atividades de promoção da saúde, assegurando mais dignidade e qualidade de vida aos residentes de Arniqueira.


