No início de dezembro, policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram formaturas do Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará (Prealg) em três escolas do Distrito Federal. As cerimônias ocorreram na EC 11 de Ceilândia, EC 13 de Taguatinga e EC 03 do Gama, com a participação de alunos do 5º ano do ensino fundamental.
No primeiro dia, 43 alunos da turma Canela-de-Ema receberam seus certificados em uma celebração cheia de entusiasmo. Em seguida, na EC 13 de Taguatinga, 44 estudantes da turma Pitomba foram certificados. No dia seguinte, a EC 03 do Gama formou 101 alunos da turma Embiruçu.
Durante o curso, os estudantes aprenderam sobre a importância da preservação ambiental, cuidados com o meio ambiente e prevenção de crimes ambientais, como a criação irregular de animais silvestres. Esses novos guardiões ambientais se tornam multiplicadores de conhecimento em suas comunidades, ampliando a conscientização sobre a preservação.
O programa Lobo-Guará, que se baseia na Lei nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), já formou mais de 14 mil estudantes desde a sua criação, impactando mais de 700 mil pessoas por meio das atividades educativas promovidas pelo BPMA.
No total, as três cerimônias reuniram 87 alunos formados em Ceilândia e Taguatinga, além de 101 formados no Gama.


