Uma menina de 1 ano e 7 meses, que foi baleada na cabeça na Baixada Fluminense, teve alta e já pode retomar sua vida normal. A cirurgia foi realizada pela equipe da Medplus no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), localizado em Duque de Caxias. Tiago Simões Leite, diretor da Medplus Serviços Médicos, destacou a competência da equipe médica em um caso tão delicado. “Embora seja triste noticiar um episódio de violência como esse, é gratificante saber que nossa equipe é uma das melhores do Brasil para lidar com atendimentos complexos”, afirmou.
O pediatra e gestor Tiago Simões Leite acompanha com preocupação os dados de violência que tornam os atendimentos emergenciais no hospital cada vez mais frequentes. O HMAPN se destaca na saúde pública do estado, registrando um aumento significativo no número de cirurgias e atendimentos a vítimas de armas de fogo, enfrentando diariamente a realidade da violência urbana. Em média, 39 pacientes baleados são atendidos mensalmente, e setembro deste ano teve o maior número de procedimentos cirúrgicos, totalizando 2.312.
A Medplus é responsável por diversas áreas do hospital, desde o planejamento das escalas médicas até a gestão de insumos e a seleção de cerca de mil profissionais em 26 especialidades. A gestão profissional começou em 2022, quando a unidade passou a ser municipalizada.
A mãe da bebê relatou à polícia que, durante o retorno de uma pizzaria, o veículo em que estavam foi alvo de disparos de outro carro. Infelizmente, um dos tiros atingiu a cabeça da criança. Inicialmente, ela foi levada à Policlínica de Japeri e, devido à gravidade do ferimento, foi transferida para o HMAPN, onde deu entrada no dia 18 de novembro. Após a cirurgia, recebeu alta no dia 29. A Polícia Civil informou que o caso está sob investigação pela 63ª DP (Japeri).


