O VIII Festival de Cinema de Trancoso anunciou a lista dos filmes que participarão da Mostra Competitiva, com obras de várias partes do Brasil. O evento acontecerá entre 6 e 11 de dezembro, exibindo curtas e longas de 18 estados brasileiros e de países da América Latina.
A programação abrange atividades como oficinas de cinema, palestras, debates, apresentações indígenas, um circuito gastronômico e lançamentos de livros. Reconhecidos profissionais do audiovisual serão homenageados, incluindo Jayme Monjardim, Mariana Ximenes, Alice Carvalho, Allan Santos e Nelson Freitas.
Entre os filmes destacados está o documentário Brasília, dirigido por Walther Neto, que retrata personagens envolvidos na construção da capital. Outro filme notável desta edição é Ary, de André Weller, que revisita a obra de Ary Barroso, utilizando cenas dramatizadas e materiais de arquivo.
A lista também inclui Colegas, de Marcelo Galvão, que continua a narrativa iniciada em 2012, acompanhando um grupo de amigos em sua jornada pelo Rio Grande do Sul e Uruguai até Punta del Este.
Outro documentário presente é Fôlego, de Candé Salles, que traz o testemunho da atriz Maria Carol Rebello sobre perdas familiares recentes, com depoimentos de artistas renomados.
O festival ainda exibirá Avental, de Jayme Monjardim, que narra a vida de uma mulher que equilibra sua carreira e trabalho voluntário em diferentes ambientes hospitalares.
Além disso, Estranhos, de Whalter Neto, apresenta histórias conectadas que ocorrem nas madrugadas de São Paulo, com um elenco que inclui Mônica Carvalho, Paulo Vilhena, Oscar Magrini e Ju Schalch.
Outro filme em destaque é O Homem Só, de Cláudia Jouvin, com Vladimir Brichta no papel principal, explorando a proposta de criar uma cópia de si mesmo, onde Mariana Ximenes interpreta uma das personagens centrais.
A Mostra Competitiva abrange produções de ficção, documentário, animação e experimental, além das Mostras Indígena e Regional, apresentando uma diversidade de linguagens e temáticas.
O festival enfatiza a difusão de narrativas brasileiras e a presença de obras que dialogam com culturas, urbanidades e questões comunitárias, encerrando mais uma edição dedicada ao audiovisual nacional.
Dica:
VIII Festival de Cinema de Trancoso
De 06 a 11 de dezembro
Local: Vila de Trancoso, Bahia


