Entre janeiro e setembro de 2025, Brasília recebeu 80.966 turistas estrangeiros, consolidando-se como um dos principais destinos do Brasil para visitantes internacionais. A capital foi escolhida pela Embratur para receber um painel que exibe em tempo real o número de visitantes estrangeiros, denominado “turistômetro”, instalado na Esplanada dos Ministérios, próximo à Biblioteca Nacional, em 24 de novembro.
Esta iniciativa se insere nas comemorações do recorde de 8 milhões de turistas internacionais que o Brasil recebeu neste ano, com a Embratur contabilizando esses dados desde 1970. Além de Brasília, o Rio de Janeiro também ganhou um “turistômetro”.
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) informou que o número de turistas internacionais representa um crescimento de 75,6% em comparação a 2024, quando foram registrados 46.105 visitantes, superando a média nacional de 42%.
“O turistômetro simboliza a força e a transparência na divulgação dos dados que movimentam o setor. Esse avanço reafirma o papel de Brasília no cenário turístico e demonstra que estamos prontos para receber nossos visitantes”, afirma Cristiano Araújo, secretário da Setur.
Fábio Montanheiro, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, destacou que a instalação do painel em Brasília e no Rio de Janeiro visa informar a população sobre a importância do turismo. A Embratur está também promovendo o turismo cívico e de eventos, além de atividades na natureza para incentivar a permanência dos turistas na região.
Brasília se destaca por sua arquitetura e museus, atraindo um grupo de estudantes de mestrado e doutorado do Instituto Federal Goiano (IFG) que visitam a cidade. Entre eles, nigerianos e moçambicanos expressaram interesse em conhecer a história do Brasil. Algardás Damião, de Moçambique, mencionou que a cidade é bem estruturada e organizada, enquanto Franklin, da Nigéria, destacou a recepção calorosa dos brasileiros.
Além dos turistas internacionais, Brasília também recebe visitantes brasileiros. O professor Kaique Caldas, da Universidade Federal do Tocantins, trouxe um grupo de estudantes para explorar a capital, enfatizando a diversidade de atrações disponíveis e a hospitalidade da cidade.


