A Operação Boas Festas 2025, realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal, completou 15 dias nesta quarta-feira (3), apresentando números alarmantes de infrações. Foram registrados 128 casos de alcoolemia e 87 problemas relacionados à habilitação, além de outras irregularidades que ameaçam a segurança nas vias. Entre as autuações, destacaram-se 50 motoristas não habilitados, 32 com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, quatro com o direito de dirigir suspenso ou com a CNH cassada, e um que dirigia um veículo fora da categoria permitida.
O diretor-geral do Detran, Marcu Bellini, ressaltou a gravidade da situação: “Ao juntar os 87 condutores com problemas de habilitação aos 128 que dirigiam sob efeito de álcool, temos um total de 215 motoristas que não deveriam estar ao volante. Isso representa quase 15% dos abordados, um dado preocupante para a segurança no trânsito”. Bellini acrescentou que a operação visa garantir que as celebrações de fim de ano ocorram com segurança.
Durante os primeiros 15 dias, foram abordados 1.495 veículos, resultando em 464 autuações, o que significa que cerca de 31% dos motoristas abordados apresentaram alguma irregularidade. Além disso, foram constatados 84 veículos não licenciados, 34 com escapamento alterado ou inoperante, e diversas outras infrações, ocorrendo em regiões como Águas Claras, Ceilândia, Gama, Itapoã, entre outras.
A Operação Boas Festas 2025 seguirá até 4 de janeiro, com um total programado de 1.560 ações de fiscalização, incluindo blitzes e patrulhamentos em áreas de grande consumo de bebidas alcoólicas e movimentação de pessoas, como bares e shoppings.


