Durante um evento voltado ao setor agro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, expressou sua insatisfação com o clima político em torno da Zona Verde, um projeto que pretende implementar estacionamento rotativo pago em várias áreas do Plano Piloto, incluindo Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Noroeste, Esplanada e Eixo Monumental. Ele enfatizou que o projeto só poderá ser implantado após a conclusão das obras do BRT, mencionando que a frota de ônibus foi renovada, mas sua eficácia depende da finalização dos trechos Sul e Norte do BRT.
O estudo técnico para a Zona Verde foi concluído há mais de um ano e recebeu a aprovação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), mas seu avanço foi interrompido. ‘Não implementei a Zona Verde porque as obras do BRT ainda não foram concluídas. A frota de ônibus foi renovada, mas depende da entrega dos trechos Sul e Norte do BRT’, afirmou o governador.
Ibaneis também abordou a repercussão negativa em relação à proposta, atribuindo o burburinho ao contexto político e eleitoral. ‘Esse barulho está sendo gerado pelo momento político e eleitoral. No futuro, certamente, essa pauta será retomada, e com o apoio daqueles que hoje estão criticando’, disse. Ele acredita que a oposição está utilizando o tema para fazer oposição, mas que em algum momento esse apoio será necessário.
O governador ressaltou que a implementação do sistema de estacionamento deve ser feita sem prejudicar os trabalhadores que dependem do carro diariamente. Ele destacou a importância de reestruturar o transporte público, apontando que investimentos na modernização da frota de ônibus e na expansão do metrô são essenciais para diminuir o uso do transporte individual.
Ibaneis alertou sobre a escassez de vagas no Plano Piloto e seu impacto negativo no comércio local, afirmando que ‘não temos mais estacionamentos disponíveis’. Ele mencionou que comerciantes estão reclamando, e compradores enfrentam dificuldades para estacionar, o que tem resultado na migração de lojas para shoppings, que oferecem melhor infraestrutura para estacionamento. Para o governador, a Zona Verde poderia ajudar a reorganizar as áreas comerciais e aumentar a rotatividade dos veículos.


