No Distrito Federal, as festividades de fim de ano contarão com um transporte público coletivo preparado para atender a demanda. Entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, ônibus e metrô terão horários estendidos e a iniciativa ‘Vai de Graça’ oferecerá passes gratuitos, especialmente nas áreas de maior movimento, como a Esplanada dos Ministérios e a Prainha.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destaca que o objetivo é facilitar a participação da população nos eventos programados para a virada do ano. “O transporte público é essencial para que todos possam celebrar essa ocasião com conforto e segurança”, afirmou.
O programa ‘Vai de Graça’ permitirá que, na terça e quarta-feira, as passagens sejam gratuitas a partir das 18h, com ônibus operando com catraca livre até às 23h. Após esse horário, a cobrança será retomada, mas a gratuidade volta a valer a partir da meia-noite do dia 1º de janeiro, estendendo-se até 23h59. Na sexta-feira, 2 de janeiro, a cobrança recomeça à zero hora, mas a gratuidade será mantida das 18h às 23h, visando incentivar a participação no evento ‘Nosso Natal’ na Esplanada.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) planejou uma operação especial de ônibus para atender aos eventos ‘Celebra DF’, que ocorrerá na Esplanada, e o Réveillon na Prainha. Espera-se que cerca de 30 mil pessoas participem do evento na Esplanada, e para isso, as viagens de ônibus serão reforçadas. Na véspera do Ano Novo, as operadoras funcionarão conforme a tabela de dias úteis, com um aumento na frequência para garantir o retorno seguro dos participantes.
Para o Réveillon na Prainha, que deve atrair 2 mil pessoas na terça e 6 mil na virada de quarta, a linha especial 103.1 será reativada, com viagens a cada hora a partir das 14h e, entre as 18h e 2h da manhã, a frequência aumentará para 30 minutos.
O Metrô-DF também terá horários especiais: na quarta-feira, funcionará das 5h30 até 2h30 da madrugada de quinta, com embarque e desembarque em todas as estações até 23h30. Após esse horário, o embarque será feito apenas na Estação Central. Na quinta-feira, o Metrô funcionará das 17h até 2h30, também com embarque restrito à Estação Central após 23h30.



