As celebrações de Ano Novo na Prainha (Praça dos Orixás) e no Pontão do Lago Sul afetarão o tráfego nas rotas que levam aos eventos, especialmente nas proximidades da Ponte Honestino Guimarães. Para assegurar a segurança dos participantes nos shows programados, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) implementará mudanças nas vias e controle de tráfego no Lago Sul a partir das 14h de terça-feira (30) até a madrugada de quinta-feira (1º/1).
Praça dos Orixás
Durante as duas noites de apresentações na Prainha, dois pontos de controle de trânsito (PCTrans) serão estabelecidos nos acessos à Praça dos Orixás, vindos da Ponte Honestino Guimarães e da via L4 Sul. Além de restringir a entrada de veículos, os agentes também controlarão o tráfego, ajudando os pedestres nas travessias e coibindo infrações que possam comprometer a fluidez e a segurança do trânsito, como estacionamento irregular e direção sob efeito de álcool.
A atuação dos agentes começará às 14h de terça-feira e se estenderá até as 3h de quarta-feira, com patrulhamentos e pontos de demonstração; das 14h de quarta-feira às 3h de quinta-feira, será o período de controle do tráfego, e das 3h às 15h de quinta-feira, os patrulhamentos continuarão.
Pontão do Lago
Entre as 16h de quarta-feira e as 4h de quinta-feira, o estacionamento será permitido ao longo do acostamento da via em direção ao Lago Sul, logo após a Ponte Honestino Guimarães. No entanto, o estacionamento no canteiro central estará proibido e os infratores estarão sujeitos a multas e remoção de veículos.
Duas travessias para pedestres serão implementadas, e cercas sinalizarão a entrada e a saída do Pontão do Lago Sul para direcionar o fluxo de veículos e evitar filas duplas. O objetivo é garantir a segurança dos frequentadores sem comprometer a fluidez do tráfego nas proximidades do evento.
Painéis de mensagens informarão aos motoristas sobre as áreas de estacionamento permitido e proibido.
As operações de trânsito ao redor do Pontão do Lago Sul serão coordenadas pelo Detran-DF, com a colaboração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do 5º Batalhão de Polícia Militar. O Detran-DF ficará responsável pela sinalização e instalação de barreiras físicas na via em frente ao Pontão do Lago Sul, enquanto a PMDF garantirá a segurança, controle do tráfego e travessias de pedestres na área. O DER-DF cuidará da sinalização e do controle de tráfego nas rodovias distritais sob sua jurisdição (DFs 004 e 025).



