Na manhã desta quarta-feira, 31 de dezembro, diversas lojas de supermercados pelo Brasil estão repletas de consumidores que se apressam para os preparativos de Réveillon. A celebração de hoje à noite motiva a busca por produtos tradicionais que compõem as ceias e brindes.
Os itens mais procurados incluem frutas como uva, pêssego, nectarina, ameixa, manga, abacaxi, pera, kiwi e melancia, que são utilizadas tanto em sobremesas quanto na decoração das mesas. Castanhas, como a castanha-do-pará, castanha de caju, noz-pecã e macadâmia, também estão entre os destaques. Grãos como lentilha e grão-de-bico, associados a tradições de prosperidade, também estão em alta.
A demanda por peixes está alinhada com a tendência de cardápios mais saudáveis. Bacalhau e tilápia são os mais procurados, sendo que a tilápia, que é o segundo peixe mais consumido mundialmente, teve um aumento significativo de 14,3% na produção nacional em comparação a 2024, atingindo mais de 662 mil toneladas. Essa espécie representa mais de 60% da produção de peixes cultivados no Brasil.
As bebidas têm um papel fundamental nas comemorações. Dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) apontam que, entre janeiro e outubro, os espumantes secos como brut, extra-brut, nature e demi-sec cresceram 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. O moscatel também apresentou um crescimento, embora em um ritmo mais moderado. De maneira geral, o crescimento do setor superou 8% no ano, com sucos, refrigerantes, vinhos e cervejas também figurando entre as escolhas dos consumidores.
Para atender aqueles que deixaram as compras para a última hora, as lojas dos Supermercados Comper e Fort Atacadista estarão abertas até as 20h desta quarta-feira. No dia 1º de janeiro de 2026, todas as unidades estarão fechadas.



