O Governo do Distrito Federal (GDF) dará início a uma ação de acolhimento e assistência social voltada para pessoas em situação de rua, estabelecidas em 12 locais irregulares no Plano Piloto, nos dias 6 e 7 de janeiro.
A operação começará às 9h de terça-feira e é coordenada pela Casa Civil, com a colaboração de diversas secretarias e órgãos, incluindo Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Também participarão o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
A DF Legal será encarregada de desmontar as estruturas irregulares e de transportar os pertences para locais regulares designados pelos ocupantes. Em situações extremas, os objetos serão levados para um depósito da pasta, situado no SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420, onde poderão ser retirados em até 60 dias sem custo. As pessoas em situação de rua serão encaminhadas para atendimento através da Sedes-DF.
Nos dias anteriores à ação, as secretarias realizaram abordagens sociais para mapear o público-alvo e suas necessidades, visando um atendimento mais eficaz.
Os locais de ação incluem:
- Estacionamento do Ministério da Defesa;
- L3 Norte, altura da 611 e adjacências;
- SQN 416, em frente ao bloco M e via L2 em frente ao bloco M;
- Final do calçadão da Asa Norte (parque Deck Norte), beira-lago;
- Eixo Rodoviário Sul, altura da 107/108 (ao lado da passagem subterrânea da 107);
- Da Quadra 708 à 716 da Asa Norte;
- Setor Comercial Sul;
- Buraco do Rato – SCS;
- Proximidades do Complexo Cultural da República;
- Setor de Rádio e TV Sul – W3 Sul;
- Centro Pop 903 Sul.
Informações da DF Legal.



