A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) teve um crescimento de 31,75% no número de frequentadores em 2025, em comparação ao ano anterior.
Entre janeiro e novembro deste ano, 129.681 pessoas visitaram o espaço localizado no Setor Cultural da República, reforçando seu papel como um importante ambiente de estudo e disseminação de conhecimento na capital.
Vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), essa biblioteca se destaca como um dos principais centros culturais da região.
Conforme levantamento da própria instituição, 56.664 visitantes que estiveram na BNB em 2025 eram turistas, representando cerca de 44% do público total. Isso evidencia o alcance do espaço também entre os visitantes de Brasília, favorecido pela sua localização próxima à Rodoviária do Plano Piloto e pelo fácil acesso.
“Esse aumento é reflexo dos diversos eventos promovidos pela biblioteca. Muitas pessoas vêm pela primeira vez devido a essas iniciativas e acabam retornando, tornando-se frequentadores regulares”, destacou o diretor substituto da Biblioteca Nacional.
Em 2025, a BNB organizou 442 eventos, um aumento de 82,64% em relação a 2024, que registrou 242 ações. A programação incluiu lançamentos de livros, aulões, clubes de leitura, oficinas, palestras, cursos, exposições, reuniões, visitas guiadas, feiras e apresentações artísticas.



