Cássia Miguel Baldauf apresenta ‘Minha vó tinha um caldeirão’: uma viagem sensorial através da culinária

Publicado em:

A autora de ‘O diabo na casa do terço’ comemora seu novo projeto literário que gira em torno da mesa, entrelaçando encontros, memórias e receitas. O lançamento ocorrerá no dia 2 de dezembro, em São Paulo.

Com um livro que se lê melhor acompanhado de um café fresco e um pedaço de bolo, ‘Minha vó tinha um caldeirão’, da jornalista e escritora Cássia Miguel Baldauf, se destaca. Publicado pela Editora Livros de Família, a obra apresenta crônicas que retratam encontros e memórias alimentadas pela comida.

O evento de lançamento está marcado para o dia 2 de dezembro, das 19h às 21h, na Livraria Bibla, localizada na Vila Madalena, em São Paulo.

Entre o aroma do alho na panela e o som do café sendo preparado, Cássia transforma o ato de cozinhar em poesia. Cada crônica é uma celebração do cotidiano, desde uma abobrinha sem sofisticação até o lagarto furtado da mesa pela sua cadela, passando por um simples bolinho em dias chuvosos. Cada narrativa, seja real ou inventada, vem acompanhada de uma receita.

O livro é uma evolução do blog ‘Cozinha que é bom’, que surgiu em 2017 por convite da jornalista Suzana Camargo. Agora, as crônicas se materializam em um ‘livro que te envolve como um abraço’, descrito pela autora como uma leitura que deve ser saboreada, assim como uma refeição feita com carinho.

Natural de Guaranésia, Minas Gerais, Cássia vive em São Paulo, mas guarda com carinho as memórias da cozinha generosa de sua mãe, dona Floripes, e da agitação da cozinha de sua avó Noemia, a dona do caldeirão que intitula o livro, que sempre tinha gatos em sua casa.

“Mais do que receitas, o livro é um lar acolhedor e iluminado, um espaço de lembranças, partilhas e generosidade”, afirma Cássia.

As receitas, simples e autênticas, muitas vezes imperfeitas, são acompanhadas por histórias de família, de viagens e dos desafios enfrentados durante a pandemia. Um dos capítulos, intitulado ‘Quarentena’, relembra o difícil período de isolamento, trazendo pratos coloridos que aquecem o coração e provocam risadas.

“O ingrediente principal de cada narrativa deste livro que compartilha memórias e afetos é a generosidade”, descreve Suzana Camargo, que escreveu a introdução.

Com ilustrações de Julia Jabur e um projeto gráfico de Paula Carvalho, ‘Minha vó tinha um caldeirão’ é o tipo de livro que se deseja ter sempre à mão – seja para ler, reler, presentear (ótima sugestão para o Natal) ou para deixar aberto na cozinha, consultando as receitas da escritora que também é uma talentosa cozinheira.

O tamanho e formato do livro foram pensados para que caibam na bolsa, permitindo que os leitores anotem ideias e variações das receitas diretamente na obra.

Além do local de lançamento, o livro estará disponível na Livraria da Vila – Fradique Coutinho, em São Paulo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhe

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Premiação do BRB destaca iniciativas de impacto social no Brasil

O BRB revelou os vencedores da 1ª edição do Prêmio de Impacto Social, reconhecendo projetos que promovem transformação social e desenvolvimento sustentável.

Carlos Tabanez se Junta ao Mobiliza e Fortalece Liderança Partidária

Carlos Tabanez oficializa sua entrada no Mobiliza (33) e contribui para a expansão da legenda rumo às eleições de 2026.

Hospital Anchieta lança Linha de Cuidado do Trauma para combater 150 mil mortes anuais no Brasil

Com o lançamento da Linha de Cuidado do Trauma, Hospital Anchieta busca reduzir as 150 mil mortes por trauma anualmente no Brasil, enfatizando a prevenção.

BRB Revela os Vencedores do Prêmio de Impacto Social em Cerimônia Especial

Nesta sexta-feira, o Banco BRB anunciará os vencedores do Prêmio de Impacto Social, reconhecendo iniciativas que promovem mudanças significativas no Brasil.