O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é um dos principais centros de formação na área da saúde do Distrito Federal. Reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Educação e da Saúde, a instituição se destaca por receber anualmente em torno de 6 mil alunos de graduação, pós-graduação e residências multiprofissionais.
Segundo Adriano Guimarães, supervisor do programa de residência em cirurgia do aparelho digestivo, “somos, por natureza, um centro formador de especialistas”. O Hran é pioneiro e exclusivo na formação de especialistas em cirurgia plástica e procedimentos do aparelho digestivo para o Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, a instituição ampliou seu portfólio com a criação da residência em medicina do sono, vinculada à pneumologia.
Uma pesquisa recente realizada no hospital revelou que 90% dos residentes recomendam o programa, um número que se destaca em comparação à média nacional, que aponta uma significativa migração de alunos para o setor privado.
“O profissional, além de concluir sua formação com excelência e ser altamente requisitado no mercado, reconhece a qualidade dos serviços do hospital e deseja contribuir com a rede pública”, afirma Guimarães.
De acordo com o supervisor, a maioria dos residentes expressa o desejo de atuar no SUS, o que é motivo de orgulho para a instituição. “Isso demonstra que, além de receber uma formação de qualidade e ser disputado pelo mercado, o profissional reconhece o serviço do hospital como excelente e quer retribuir à saúde pública”, complementa.
A formação oferecida no Hran também visa suprir lacunas no mercado de trabalho, especialmente na área de anestesiologia. “Capacitamos profissionais qualificados para ocupar posições que estão em falta, e a ampliação dessas vagas é uma política de Estado importante para fortalecer a saúde pública”, acrescenta.
O incentivo à pesquisa é outro pilar da instituição, com todos os residentes obrigados a publicar pelo menos um trabalho científico, muitos deles concluem o curso com até cinco publicações.



