No último sábado (22), o governador Ibaneis Rocha inspecionou as obras de ampliação do pronto-socorro do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). Esta obra, realizada pela Novacap, representa a maior intervenção já feita na unidade desde sua inauguração, gerando aproximadamente 160 postos de trabalho diretos e indiretos, com um investimento de cerca de R$ 20,2 milhões.
O governador ressaltou que a cidade de Brazlândia, a mais distante do centro da capital, tem experimentado um crescimento acelerado nos últimos anos, o que será acompanhado por um aumento na construção de moradias, conforme o novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). A ampliação do hospital é uma resposta a essa evolução.
Com a reforma, a capacidade de atendimento do pronto-socorro será praticamente triplicada, passando de cerca de 1,5 mil atendimentos mensais para até 6 mil. Inicialmente, a meta é alcançar 4,5 mil atendimentos, com a possibilidade de chegar a 6 mil após a finalização das obras. O projeto inclui a criação de um serviço de tomografia, a adição de três consultórios odontológicos — em substituição ao atual — e a expansão dos leitos de 26 para 60.
Segundo o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, o hospital é vital para a região, atendendo também pacientes de Padre Bernardo e Águas Lindas, e esse investimento deve dobrar sua capacidade operacional. A ampliação do pronto-socorro adulto incluirá novos leitos de observação nas áreas vermelha e amarela, enquanto o pronto-socorro infantil também terá leitos adicionais e áreas de isolamento.
Além disso, a estrutura ambulatorial receberá melhorias para garantir um atendimento mais rápido e eficaz. A reforma abrange a modernização de unidades de Odontologia Ambulatorial, Análises Clínicas, Agência Transfusional e da subestação elétrica, além da criação de uma nova unidade de Cirurgia Ambulatorial. A obra requer a demolição de 1,3 mil m² de estruturas antigas para dar espaço a cerca de 10 mil m² de novas construções, incluindo mais de 6,1 mil m² destinados a um novo estacionamento. A área total de operação do hospital aumentará de 5 mil m² para 6 mil m².
De acordo com Paulo Roberto de Castro, chefe de fiscalização da Novacap, a obra está na fase estrutural, tendo já realizado fundações e pilares, e agora está na etapa de concretagem da laje. Após essa fase, serão iniciadas as instalações, alvenaria e acabamentos.
A administradora regional de Brazlândia, Luciana Lima, enfatizou a importância da obra para a população: “Brazlândia não possui um hospital de grande porte na rede pública ou particular. Este hospital é a porta de entrada para casos de urgência para toda a comunidade, e sua ampliação beneficiará todas as famílias da cidade”.
A ampliação do HRBz reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com a saúde pública, proporcionando infraestrutura e dignidade às regiões que mais necessitam do sistema de saúde pública.


