O GDF Presente conclui o ano de 2025 com importantes avanços nas áreas de infraestrutura, limpeza urbana e preservação do Distrito Federal. Este programa contínuo visa a zeladoria e a manutenção das regiões administrativas.
No decorrer do ano, a iniciativa alcançou uma taxa de 80% de resolutividade das solicitações, com o apoio da ouvidoria geral e do atendimento 24 horas.
Segundo o secretário de Governo, José Humberto Pires, a chave para o êxito do programa, que já está em funcionamento há quase sete anos, é a integração e o envolvimento de todos os órgãos.
Para 2026, a previsão é aumentar os investimentos na recuperação de ruas, calçadas, praças e outros equipamentos públicos. Entre os principais feitos do programa neste ano, destaca-se o investimento em infraestrutura viária, com a utilização de 32.002,80 toneladas de massa asfáltica para o recapeamento e recuperação de vias urbanas.
No meio rural, foram realizados 982,91 km de melhorias em estradas não pavimentadas e 110,50 km de estradas rurais em propriedades, facilitando o escoamento da produção e o deslocamento dos moradores.
Além disso, houve um aumento na agilidade das respostas em situações emergenciais, implementando soluções mais eficazes, como a aplicação de cascalho nas pistas e a rápida recuperação de pontes com manilhas.
No que diz respeito à mobilidade urbana, o GDF Presente instalou 2.259 lombadas, 1.544 placas de sinalização e 1.412 faixas de pedestres, além de realizar pinturas horizontais em vias e estacionamentos, contribuindo para uma melhor organização do trânsito e aumento da segurança.



