O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou novas medidas para fortalecer o combate ao uso de drogas. Na abertura do 10º Congresso Internacional Freemind, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, representando o governador Ibaneis Rocha, destacou as iniciativas que visam acolher e reintegrar usuários de substâncias psicoativas.
Na próxima segunda-feira (17), o Governo Federal revelará os resultados do credenciamento de entidades que oferecerão vagas gratuitas de acolhimento a adultos que consomem álcool e outras drogas. Serão 234 instituições selecionadas, que assinarão contratos para disponibilizar 5.500 novas vagas, aumentando o total de atendimentos no país de 10,5 mil para cerca de 16 mil, conforme objetivos do planejamento do governo até 2026.
José Humberto enfatizou a importância das políticas locais, como o Hotel Social, que já prestou assistência a mais de 1,6 mil pessoas em situação de rua, oferecendo higiene e apoio para a recuperação. Além disso, o governo está expandindo parcerias com comunidades terapêuticas, como a que atua no Guará, que já auxilia mais de 60 pessoas.
Outro projeto destacado foi o Renova DF, que já ajudou mais de 20 mil participantes com capacitação e reintegração ao mercado de trabalho, incluindo imigrantes. O secretário ressaltou que a colaboração entre diferentes políticas públicas é essencial para resultados eficazes no enfrentamento das dependências químicas.


