A partir de hoje, 24 de novembro, inicia-se a Semana Nacional do Doador de Sangue no Hemocentro de Brasília (FHB). Esta campanha, que celebra o Dia Nacional do Doador em 25 de novembro, tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue.
A programação da semana vai até sábado, 29, e os interessados podem agendar suas doações pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2.
O tipo sanguíneo O- é considerado o doador universal e é crucial em situações de emergência. Além disso, os tipos sanguíneos negativos, em geral, são mais escassos, resultando em uma demanda constante por eles. Os grupos O negativo (O-) e todos os que têm fator Rh negativo (A-, B-, AB-) são, frequentemente, os mais requisitados.
Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boas condições de saúde. Aqueles que apresentaram sintomas de gripe devem esperar 15 dias após a recuperação para doar. Já quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após o desaparecimento dos sintomas, desde que não tenha sequelas. No caso de dengue clássica, o prazo de espera é de 30 dias, enquanto para dengue hemorrágica, o intervalo é de seis meses.


