O vice-governador Daniel Vilela inaugurou, no dia 20 de outubro, a nova sede da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Rural, localizada em Valparaíso de Goiás. Essa iniciativa é resultado de uma colaboração entre o Governo de Goiás, a Prefeitura de Valparaíso e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A escolha de Valparaíso, uma cidade estratégica no Entorno de Brasília, foi feita devido à sua importância logística no combate à criminalidade.
Vilela ressaltou a relevância da nova instalação para a segurança pública na região, afirmando que a população pedia por mais investimentos nesse setor. “Estamos aqui para, em parceria com o município, trazer um investimento que é um dos mais desejados pela população: a segurança pública na região do Entorno. Hoje, garantimos uma segurança plena para essa população trabalhadora”, declarou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Granja, também comentou sobre a importância da obra, afirmando que a criação de novas companhias e batalhões ajuda a descentralizar os serviços e a aproximar as forças de segurança da comunidade. “Quando criamos companhias e batalhões, conseguimos nos conectar mais com a sociedade”, afirmou.
O prefeito de Valparaíso, Marcus Vinícius, destacou a relevância do Batalhão Rural, que atenderá mais de dez municípios da região. “Essa sede vai beneficiar 11 cidades do Entorno, sendo crucial para localidades como Cristalina, Luziânia, Novo Gama e Cidade Ocidental, permitindo que as viaturas saiam de Valparaíso para atender à área rural”, enfatizou.
Novas Câmeras de Segurança
Durante a cerimônia, Vilela anunciou a instalação de novas câmeras de segurança com tecnologia de inteligência artificial nas regiões do Entorno e na Metropolitana de Goiânia, além de cidades turísticas do estado. “Nos próximos dias, estaremos lançando esse programa em Goiânia. Após a implementação no Entorno Sul, daremos sequência na Região Metropolitana e, posteriormente, expandiremos para todo o estado, incluindo áreas de divisa, cidades turísticas e regiões de agronegócio”, informou.


