Os ônibus que integram o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal passarão a exibir adesivos que alertam sobre os riscos de acidentes no trânsito. Essa iniciativa entra em vigor em fevereiro de 2026.
O objetivo é conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a necessidade de evitar a circulação em áreas que são pontos cegos para os motoristas dos ônibus.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou a importância de manter a atenção para não transitar nessas áreas que dificultam a visão do motorista em relação a pedestres e ciclistas.
As operadoras de transporte público no DF serão responsáveis por instalar adesivos em toda a frota, sinalizando os locais de risco, já que o motorista pode não perceber a presença de pessoas ou veículos nas proximidades. A melhor maneira de prevenir acidentes é evitar a passagem por essas zonas.
Atualmente, os ônibus já contam com adesivos nas portas de saída, alertando os passageiros a não atravessarem em frente ao veículo após desembarcarem, conforme a Lei nº 2.205/98.
Os novos adesivos terão formato circular amarelo, com informações impressas em preto, e seu tamanho será proporcional ao veículo. Cada operadora deverá providenciar a impressão e a colagem desses avisos em um prazo de 90 dias.


